Puerpério: Tornado de transformações.

O puerpério é o período após o parto em que o corpo da mulher está retornando às condições pré-gravídica.

É um momento em que podem estar presentes uma miscelânea de sentimentos ambíguos, como por exemplo, estar se sentindo contente e ao mesmo tempo, podendo estar insegura e deprimida.  Às vezes esses sentimentos são vividos em segredo, não sendo compartilhado, tampouco extravasado. É um período temporário de organização psíquica, é considerado perfeitamente normal.  O cansaço natural unido ao tornado de hormônios do puerpério pode ocasionar a falta de libido e vontade de reclusão. As pesquisas referem que em torno de 70% das mulheres passam por disfunções sexuais neste período. Resultam da combinação de fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais, resultando em um bloqueio total ou parcial da resposta sexual, relacionada ao desejo, a excitação e ao orgasmo.

A gestação, o parto e o puerpério se configuram como uma experiência única e imprescindível na vida dos casais. Entretanto, para a mulher, tendem a ser mais abrangentes, já que elas vivenciam também alterações fisiológicas importantes no contexto da sexualidade.

Ao mesmo tempo em que estão vivendo a experiência de amor incondicional, passam a conviver com determinadas dificuldades, tais como: a dificuldade ao retorno sexual, pela diminuição da libido, submetendo-se por vezes a prática sexual apenas para cumprir com os deveres conjugais; exaustão devido a rotina diária dos cuidados com o filho e vergonha pelos novos contornos corporais, que passa a prejudicar inclusive sua autoestima.

Falar sobre sexualidade é falar de nossas emoções, nossas relações com as outras pessoas e nossos desejos. É uma forma de expressão, comunicação e afeto que se manifesta a todo o momento, seja por meio de um gesto, de um olhar ou de uma ação. É a energia que nos motiva a encontrar o amor, o contato e a intimidade e que se constrói passo a passo, a partir do momento em que nascemos. Precisamos conversar abertamente sobre o puerpério e suas transformações. Buscar apoio e saber que é possível ter ferramentas para minimizar os problemas que podem surgir. Conversar com o companheiro sobre seus sentimentos e informa-lo sobre o que vão precisar se apoiar e passar juntos.

 Romper com os tabus e mitos, sem julgamentos!

Dia 16 de Janeiro às 19h no Dado Bier do Bourbon Country em Porto Alegre, teremos um encontro para mulheres. Vamos abordar temas como sexo, relacionamento, puerpério, dar dicas para preparar o jantar romântico.

Contato: (51)9 8405-6323 Michele