Os 1000 dias do desenvolvimento da criança.

O período que compreende os mil dias do desenvolvimento da criança é fundamental e pode afetar de maneira significativa a qualidade de vida que a criança vai ter no futuro. Por isso a  importância de cuidados especiais como a alimentação, afeto, carinho e interação.

Veja, o pesquisador DrDavid James Purslove Barkerprofessor na Universidade de Southampton, pesquisava desde os anos 1980 a importância dos primeiros 1000 dias de vida de uma criança. Esse período vai desde a gestação até o 2º ano e é essencial para propiciar um desenvolvimento saudável quando adulto.

Estando atenta ao período dos 1000 dias, você também pode contribuir – e muito! – com o desenvolvimento saudável das crianças que convivem com você.

Para isso é muito importante saber do desenvolvimento da criança e suas necessidades de acordo com cada fase.

Promova um cuidado afetuoso, com escuta e interação com a criança. Para isso você pode investir na leitura. Isso mesmo! Tenha o hábito de ler com a criança.

O hábito da leitura durante a infância estimula a criatividade, aumenta o vocabulário, estimula a memória e a concentração.

Para estimular o hábito da leitura, o adulto deve dar o exemplo. Leia com a criança, descubra que tipo de livros e histórias ela se interessa mais.

Ainda:

  • Conte a história de forma encenada, com voz e gestos que chame a atenção;
  • Passeie em biblioteca, museu;
  • Promova um espaço da leitura em casa;
  • Faça com que a criança desenhe e crie sua própria história.

Existem vários livros adequados para a infância, procure uma história que estimule a imaginação e que passe mensagens bacanas.

Você já sabe! Estou disponível para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir. Se  você tem algum assunto que gostaria que eu abordasse em meus e-mails, nas redes sociais ou no meu canal do Youtube, escreva!

Venha fazer parte da Rede de Cuidadores e Protetores da Infância Saudável. Curta nossos canais no facebook, Instagram, Youtube.

https://www.facebook.com/slingaconchego/

Intagram: @enfmicheleferreira

e-mail: aconchegoblog@gmail.com

Youtube: Michele Ferreira

Entre em contato!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s