Dia Mundial da conscientização do Autismo

Dia 02 de abril é considerado pela ONU como o dia Mundial da Conscientização do Autismo. No Brasil são cerca de 2 milhões de autistas e desses, 95% estão completamente desassistidos, o diagnóstico nem sempre é fácil e a falta de profissionais, escolas e sociedade preparados para lidar com o transtorno, podem ser uma barreira para as famílias.

O tratamento adequado pressupõe o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, acompanhamento da família e inclusão social. As crianças aprendem por imitação e observação dos adultos, nas crianças com autismo isso fica comprometido, pois a ausência do contato visual e a observação do outro fica prejudicado, ocasionando a dificuldade de lidar com as emoções e um simples “não” pode desencadear crises como choros e agressões. Isso exige dos pais ajudá-los a entender as emoções e a tolerá-las.

O movimento pela inclusão social e a valorização da diversidade ganha força no amparo das leis e na publicidade que conscientiza de que todas as crianças têm o mesmo direito básico de amor, acolhimento, escolas e meios de superar as dificuldades.

Abraço!

Michele Ferreira